Pesquisar
Close this search box.

O Convento de Santo Cristo e as conquistas oceânicas de Portugal

O Convento de Santo Cristo, em Tomar, é um importante conjunto arquitetônico que inclui o Castelo Templário de Tomar, a Charola Templária e outras estruturas edificadas a partir do Século XII.
A Charola era o oratório privativo dos Cavaleiros, no interior da fortaleza. A sua tipologia é comum das igrejas bizantinas, a qual volta a integrar o românico com o movimento das Cruzadas. O templo, concluído em 1190 tem como base um espaço central, e tem a forma de um prisma octogonal, que se desdobra em dezesseis faces.
A ordem religiosa e militar dos Cavaleiros de Cristo, foi criada em Portugal pelo Rei D. Dinis em 1319, sucedendo a Ordem dos Templários, que havia sido abolida pelo Papa Clemente V em 1312.
Com a criação da Ordem de Cristo, os bens dos Templários foram atribuídos à nova Ordem, que em 1356, instituiu o Castelo de Tomar, antiga sede da Ordem do Templo em Portugal, como sua sede.
A Ordem de Cristo desempenhou um papel crucial no financiamento das conquistas marítimas de Portugal.
Durante o período das Grandes Navegações, a Ordem de Cristo financiava e apoiava as viagens marítimas dos navegadores portugueses.

Os recursos financeiros e logísticos fornecidos pela Ordem foram fundamentais para o sucesso das expedições. Permitiu a Portugal estabelecer rotas comerciais lucrativas e expandir suas fronteiras para além do continente europeu.
Muitos dos membros da Ordem de Cristo, eram experientes navegadores e cartógrafos. Assim, seu conhecimento e experiência contribuiu em muito para as expedições marítimas em águas até então desconhecidas. Além disso, a Ordem desempenhou um papel importante na formação e treinamento de marinheiros e na construção de embarcações adequadas para as viagens transoceânicas.
Conjuntamente com o suporte financeiro direto, a Ordem de Cristo também desempenhou um papel significativo através do apoio espiritual e moral aos navegadores. Sua influência religiosa e espiritual proporcionou aos marinheiros uma sensação de propósito divino em suas explorações, fortalecendo sua determinação e coragem diante dos desafios desconhecidos que encontravam.
Devido a toda esta densidade de elementos históricos, fundamentais tanto para Portugal, como para o descobrimento do Brasil, o Convento de Santo Cristo é um passeio imperdível para quem visita Portugal.

 Confira nossa sugestão de passeio em nossos roteiros.

Compartilhar postagem :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Skype
Email
Mario Fernandes
Mario Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *