Alguém de vocês já ouviu falar no Canhão de Nazaré? Ele ocorre em uma bela praia de areia dourada e águas cristalinas, localizada em Portugal. Devido a ele, Nazaré não é famosa apenas por sua beleza natural, mas também por suas ondas desafiadoras que atraem surfistas de todo o mundo. Conjugado ao Surf de aventura, a praia oferece uma atmosfera acolhedora e encantadora, com restaurantes, cafés e lojas que refletem a cultura local. Assim, é um destino completo para turistas em busca de sol, mar e aventura.
O fenômeno das ondas gigantes de Nazaré ocorre devido à presença do “Canhão da Nazaré”. é este o nome dado à formação geológica submarina que causa um aumento abrupto na profundidade do oceano. Esta formação, quando associada aos ventos Swell, que são formados em alto mar por fortes tempestades e correntes marinhas, acabam por provocar a ocorrência das maiores ondas do mundo.
Atualmente, o sufista brasileiro Rodrigo Koxa detém o recorde de maior onda já surfada em Nazaré, com uma marca de 24,38 metros alcançada em 2017. Além dele, outros surfistas brasileiros como Maya Gabeira e Carlos Burle também são conhecidos por suas conquistas e performances impressionantes nas ondas da Nazaré.
A origem do nome “Nazaré” vem de uma lenda que conta que um cavaleiro cristão teria sido salvo milagrosamente, de um acidente ao cair do penhasco onde hoje está a praia, graças à intervenção da Virgem Maria. Em agradecimento, o cavaleiro mandou construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Nazaré. Assim foi dada a origem ao Santuário de Nazaré que se tornou um importante local de peregrinação. O nome da praia acabou sendo associado ao nome do santuário e se popularizou ao longo dos anos.
O folclore da praia de Nazaré é muito rico, com lendas sobre a pesca e o mar. Entre elas, destaca-se a lenda da sereia de Nazaré. Uma criatura encantadora que atrai os pescadores com seu canto melodioso. Ela é conhecida por proteger os pescadores e trazer fartura para as suas redes. Dizem que avistá-la é sinal de boa sorte e prosperidade.
O traje típico das mulheres da praia da Nazaré é composto por uma saia comprida rodada, um avental colorido, uma blusa branca e sete anáguas. As “Sete Saias” representam a identidade cultural das mulheres da Nazaré, simbolizando a sua ligação com a tradição e o folclore da região. Cada saia colorida e estampada possui significados diferentes, entre eles, representa elementos como abundância, fertilidade, proteção, alegria, devoção religiosa e conexão com o mar.
Com todas estas características, Nazaré é definitivamente, um roteiro imperdível para todos aqueles que querem ter a oportunidade de apreciar as belezas da natureza, os esportes de aventura e a cultura e história dessa Vila piscatória portuguesa.
Uma resposta
A visita em Nazaré foi incrível, com ondas gigantes e um ótimo almoço na cidade em frente a praia. Adoramos.